CRM, KPI, CTA, landing pages, leads, conversão, inbound marketing, long tail, keyword… São muitos os termos e expressões existentes no universo do marketing digital (geralmente em inglês ou como sigla) que você precisa conhecer.Por isso, neste post fizemos um Glossário de Marketing Digital para que você conheça o significado das palavras mais utilizadas neste segmento.
Application Programming Interface. A sigla é utilizada para denominar os padrões que permitem a uma aplicação extrair informações de um serviço, integrando softwares.
Sigla que determina o processo de conquistar a atenção do consumidor, despertar seu interesse e levá-lo a realizar a compra.
Google Adwords, plataforma de anúncios do Google. É através desta plataforma que se fazem anúncios pagos que serão mostrados nos resultados de busca, por exemplo.
Page authority é a importância de uma página no algoritmo do Google. Muitas variáveis são consideradas para alcançar uma boa autoridade, mas a principal delas é a qualidade do link building – quantidade de links direcionando para sua página e também a autoridade das páginas que linkam a sua.
Práticas de SEO que são consideradas antiéticas, pois se utilizam de artimanhas para posicionar melhor sites nos resultados do Google.
Série de instruções organizadas de maneira resumida para orientar alguma atividade ou tarefa. No marketing digital também pode aparecer como Pitch.
Orçamento ou verba destinado ou alocado para alguma tarefa ou serviço.
Utilizar resultados já consolidados próprios ou de concorrentes para fazer comparações para determinar o desempenho de práticas e técnicas a serem mantidas ou abandonadas na busca pelo melhor resultado.
Marca, nome.
Quando o valor do produto foi agregado com tanto sucesso que a marca se torna sinônimo de um produto.
Ponto máximo até onde um serviço pode ser mantido sem que dê prejuízo. É a margem em que, durante situações emergenciais ou anormalidades, é possível trabalhar sem lucros e também sem perdas.
Business to Business, ou de Empresa para Empresa. Termo utilizado para definir empresas que atuam na venda de produtos e serviços apenas para outras empresas.
Business to Consumer, ou de Empresa para Cliente. Como a tradução já dá a dica, são empresas que vendem diretamente para o cliente.
Gerenciamento de relacionamento com clientes (Customer Relationship Management): visa manter a boa relação entre empresas e consumidores, geralmente por meio de softwares para gerenciar contatos, informações e atividades, como conversas, reuniões e agendamentos.
São as Chamadas para Ação (Call to Action), bastante utilizadas para induzir ou sugerir que consumidores realizem algum tipo de ação em sua página, como clicar em botões, banners, ofertas, links sugeridos ou patrocinados, baixar conteúdo, etc.
É quando a CTA sugerida dá resultado, levando o usuário à “conversão” desejada, como uma compra, curtida, visualização, download, assinatura de newsletter, preenchimento de um formulário, entre outras possibilidades.
Custo por Clique. Utilizado para designar o valor pago por cada clique em um anúncio.
Custo por ação é o custo por uma ação específica realizada pelo usuário – um clique de venda ou uma impressão, por exemplo.
O Custo por Lead é usado para medir o valor gasto para adquirir um lead.
Clickthrough Rate, ou taca de cliques. Esse termo é usado para medir o número de usuários que transitam de uma parte a outra do site, avançando na campanha de marketing.
Vendas cruzadas. Ação utilizada para tentar vender produtos relacionados ou que têm papéis complementares no mercado. Por exemplo, se você comprou um tênis em algum e-commerce, é provável que você seja impactado por anúncios de meias em seguida.
É uma rede de sites em que é possível exibir anúncios de campanhas do Google Adwords.
Algoritmo utilizado pelo Facebook para avaliar a relevância de posts e se eles devem aparecer no feed de notícias. Tempo de postagem, formato do post e afinidades são alguns dos fatores considerados pelo código.
Existe todo um processo até o consumidor realizar uma conversão. Ele recebe o nome de funil de vendas e pode ser dividido em três estágios: Top of Funnel, Middle of Funnel e Bottom of Funnel
Algoritmos do Google que são constantemente atualizados, apresentando cada vez mais melhorias na indexação de páginas e nos resultados de busca. Hummingbird: interpreta sinônimos, contexto, localização e pesquisas prévias para ranquear uma página; Panda: analisa a qualidade dos conteúdos e penaliza aqueles criados apenas para “abocanhar” resultados de pesquisa; Penguin: leva em conta especialmente a qualidade do link building, inibindo práticas de black hat.
Tags para apresentar títulos e subtítulos nas páginas web (H1, H2, H3…). A tag h1 é uma das mais importantes nas páginas, pois é um dos itens analisados pelo crawler do google.
É o mecanismo de entrada do marketing digital, que tem por objetivo fazer ou atrair o cliente até chegar à empresa ou ao produto desejado, e não ao contrário. As formas mais conhecidas são marketing de conteúdo para sites, blogs e mídias sociais.
Palavra-chave utilizada para identificar o assunto principal de um texto. Estratégias como SEO se utilizam bastante das keywords para melhorar o ranqueamento nos resultados de motores de busca.
São os Indicadores-Chave de Desempenho (Key Performance Indicators), métricas utilizadas para medir o progresso e a efetividade de suas ações digitais para alcançar os objetivos traçados.
São as páginas de aterrissagem para onde os internautas acabam direcionados após clicarem em uma determinada ação de marketing com o propósito de realizar uma conversão, como uma compra ou uma curtida em sua página no Facebook.
São os usuários ou clientes potencialmente interessados em realizar uma conversão ou que demonstram interesse em seus produtos, serviços ou em sua empresa de modo geral.
“Construção de links”, numa tradução literal, é prática de conseguir links que levam a seu site. Quanto mais natural e relevante o processo de conseguir esses links, melhor o resultado. Mecanismos como o Google costumam penalizar sites que usam práticas black hat para conseguir links.
Contraponto ao Inbound Marketing. Além de práticas de marketing tradicional como comerciais de TV, outdoors e rádio, o outbound também faz parte de estratégias de marketing digital como os cold emails e links patrocinados.
Escala criada pelo Google para medir a autoridade de um site, de 0 a 10. Estrutura, taxa de rejeição, pageviews, conteúdo e links são alguns dos itens levados em conta para atribuir essa pontuação.
O disparo, através do uso de cookies, de anúncios a usuários após visitarem um site, tentando impacta-los mesmo em outros sites. Retargeting foi o nome adotado pelo Google.
Alcance, cobertura, abrangência de alguma ação de marketing.
O conceito é usado por publishers que publicam campanhas em sites de terceiros. É um acordo que estipula a porcentagem de rendimentos repassada à mídia onde a campanha foi publicada. Outra porcentagem é destinada ao publisher e/ou network responsável por veicula-la.
Retorno sobre o Investimento (Return on Investment): consiste no resultado ou na diferença entre o dinheiro ganho ou perdido em relação à verba investida em determinada campanha ou ação de marketing.
Search Engine Optmization, ou otimização para ferramentas de busca é uma série de ações realizadas para melhorar o posicionamento de uma página nas pesquisas do Google.
Transmitir através da aprovação e da opinião de outras pessoas certa credibilidade. Temos um artigo completo sobre isso, leia aqui.
São testes que avaliam duas versões diferentes de estratégias, práticas, otimizações, design, etc. Os dados obtidos através destes testes são usados para determinar qual a melhor opção a ser mantida.
Tráfego proveniente de uma busca feita nos mecanismos de busca sem que seja através de um link patrocinado/anúncio. Quanto maior o tráfego orgânico, mais significa que alguma palavra-chave sua está bem ranqueada.